Iniciativa busca controle populacional ético e prevenção de doenças
Iniciativa busca controle populacional ético e prevenção de doenças
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), deu início ao programa de castração gratuita de cães e gatos nesta terça-feira, 14 de maio. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo controlar a população animal de forma ética e segura, reduzindo o abandono e prevenindo doenças.
Os procedimentos estão sendo realizados no Castramóvel, atualmente estacionado na Unidade Básica de Saúde Simone Flores, localizada no bairro Guatós. No primeiro dia, foram realizadas seis castrações, com previsão de atingir uma média de dez procedimentos diários.
O atendimento é prioritário para tutores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ocorre mediante agendamento pelo link disponibilizado no site oficial da Prefeitura. Os tutores devem levar os animais pela manhã, em jejum, para procedimentos que acontecem até o início da tarde.
A equipe conta com três médicos veterinários, e a ação é realizada em cooperação com o Gapa Mais Pantanal. “A castração protege a saúde humana, reduz o número de animais em sofrimento e ajuda a preservar o equilíbrio ecológico”, destacou Cristina Fleming, diretora-presidente da FMAP.
Além de reduzir a superpopulação de animais domésticos, a castração contribui para a prevenção de zoonoses como a leishmaniose e a esporotricose, que representam riscos para a saúde pública em Corumbá.
A gerente de Bem-Estar Animal, Arleni Mesquita Morinigo, ressaltou a importância da medida e lembrou que a Fundação também acolhe animais silvestres feridos ou apreendidos, vítimas de atropelamentos ou capturas na região.
O programa, que inicialmente funciona de segunda a sexta-feira, deve passar a operar às segundas, quartas e quintas-feiras em etapas futuras. O cadastro para o serviço pode ser feito aqui.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário