Ação integrada da PM registra recuperação de bens, apreensão de drogas e ausência de casos de abigeato
Ação integrada da PM registra recuperação de bens, apreensão de drogas e ausência de casos de abigeato
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul concluiu, com destaque, a Operação Falcão, realizada entre abril e maio deste ano. Sob coordenação do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu), a ação foi estratégica no combate a crimes em áreas rurais, como furto de gado, roubos de equipamentos agrícolas, contrabando e tráfico de drogas.
Com atuação em todo o estado e foco nos municípios de Sonora, Sidrolândia e Terenos, a operação utilizou inteligência policial e dados criminais para direcionar suas ações. O uso da aeronave Harpia 01, equipada com sensores de visão noturna e tecnologia avançada, foi um diferencial na cobertura das amplas áreas rurais.
Resultados expressivos
Os números demonstram o impacto da operação:
30 cabeças de gado recuperadas.
787 kg de drogas apreendidas, incluindo maconha, skunk, haxixe e pasta base.
6 foragidos da Justiça capturados.
2 autores de furto de gado presos.
4 armas de fogo apreendidas.
4 veículos e 1 motocicleta furtados recuperados.
1 autor de homicídio preso com arma de fogo apreendida.
1 equipamento agrícola recuperado.
Além disso, a operação resultou na apreensão de 3 toneladas de adubo de origem irregular, 691 pacotes de cigarros contrabandeados, 73 pneus e 2 rodas de procedência ilícita.
Zero ocorrências de abigeato
Um dos maiores sucessos da Operação Falcão foi a ausência de registros de furto de gado nos municípios monitorados. Esse dado reflete a eficácia das ações preventivas e do fortalecimento da segurança nas áreas rurais.
Integração e inovação tecnológica
A Operação Falcão contou com a colaboração de diversas unidades da PMMS, incluindo o 1º e 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o Serviço de Inteligência e a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA/SEJUSP). O uso de geotecnologias, sensores táticos e análise de risco garantiu precisão nas intervenções e na proteção à população rural.
Programa Campo Mais Seguro
A operação está inserida no Programa Campo Mais Seguro, uma política pública estadual que visa proteger a vida, o patrimônio e a produção no campo. O programa inclui ações como:
Rede de Vizinhos em Alerta, que facilita a comunicação entre produtores e patrulhas.
Cadastro georreferenciado de propriedades, com informações detalhadas para atuação policial.
Visitas técnicas para análise de risco e orientações de segurança.
Atualmente, mais de 15 mil propriedades estão cadastradas no programa, que segue em expansão para alcançar mais regiões do estado.
Denúncia e participação da comunidade
A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da população para o sucesso de operações como a Falcão. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia 181, disponível 24 horas.
Produtores interessados em participar do Programa Campo Mais Seguro podem buscar mais informações pelo telefone/WhatsApp (67) 99202-1116.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário