Profissionais atuam em situações de emergência urbana e ambiental, com ênfase no combate aos incêndios florestais
Profissionais atuam em situações de emergência urbana e ambiental, com ênfase no combate aos incêndios florestais
Celebrado nesta quarta-feira, 2 de julho, o Dia do Bombeiro Brasileiro marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, fundado no Rio de Janeiro em 1856. A data foi oficializada pelo Decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954, como forma de reconhecer a relevância do serviço prestado pelos bombeiros à sociedade brasileira.
Em Corumbá e Ladário, onde o bioma Pantanal impõe desafios específicos à atuação da segurança pública, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul se destaca pela diversidade de ocorrências. Além de incêndios urbanos e atendimentos pré-hospitalares, os bombeiros são peça chave no enfrentamento às queimadas e resgates em áreas alagadas ou de difícil acesso.
Durante o período de seca, a corporação se mobiliza para conter focos de incêndio em vegetação nativa, numa missão que exige preparo técnico, logística e conhecimento da região. Já nas cheias, o foco se volta ao salvamento de famílias ribeirinhas e apoio humanitário. A rotina da corporação também inclui acidentes de trânsito, buscas em rios, ações preventivas em eventos e suporte ao sistema de saúde local.
A atuação dos bombeiros é marcada pela resposta rápida a situações de risco e pela cooperação com outros órgãos públicos, especialmente em operações conjuntas durante desastres ambientais.
O Dia do Bombeiro Brasileiro é, portanto, uma oportunidade para refletir sobre a importância de políticas públicas que fortaleçam a capacidade operacional da corporação e assegurem melhores condições de trabalho a esses profissionais.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário