Influenza aviária no RS amplia restrições comerciais internacionais
Influenza aviária no RS amplia restrições comerciais internacionais
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, nesta sexta-feira (23), que Albânia, Namíbia e Índia decidiram suspender as importações de carne de frango de todo o Brasil. A medida ocorre após a identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Angola, por sua vez, restringiu as compras exclusivamente ao estado.
A situação das exportações brasileiras reflete um impacto significativo, com suspensões totais ou parciais impostas por mais de 40 países. Entre os mais afetados, estão mercados importantes como China, União Europeia, México e Coreia do Sul, que barraram totalmente as compras do Brasil. Outros países, como Arábia Saudita, Rússia e Reino Unido, limitaram a suspensão ao estado do Rio Grande do Sul. Emirados Árabes Unidos e Japão, por sua vez, optaram por restringir as compras apenas ao município de Montenegro.
O Ministério informou que está em diálogo constante com autoridades sanitárias internacionais, oferecendo informações técnicas e destacando que o consumo de carne de aves e ovos não apresenta riscos à saúde humana. A pasta reforça que as ações em curso têm como objetivo garantir a segurança sanitária e possibilitar a retomada das exportações o mais rapidamente possível.
Fonte: Agência Brasil
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário