Aplicativo e central 135 são os canais para reembolso
Aplicativo e central 135 são os canais para reembolso
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem verificar e contestar descontos de mensalidades associativas em seus benefícios por meio do aplicativo Meu INSS ou da central telefônica 135. Os serviços permitem confirmar se os descontos foram autorizados e solicitar a devolução de valores indevidamente debitados nos últimos anos.
O aplicativo Meu INSS apresenta uma seção específica para consulta de descontos de entidades associativas. Caso o beneficiário identifique valores não autorizados, pode registrar o pedido de reembolso diretamente no app. As associações terão até 15 dias úteis para comprovar a autorização do débito. Se não o fizerem, o valor deverá ser devolvido em até 15 dias úteis após o prazo inicial.
A central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, é outro canal disponível. Beneficiários com dificuldade de acesso digital poderão contar, em breve, com atendimento presencial em agências dos Correios, segundo planejamento entre a estatal e o INSS.
A ação ocorre após a deflagração da Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que investigou autorizações fraudulentas de descontos em contracheques de segurados.
Casos de beneficiários lesados
Neide Freitas, aposentada de 71 anos, relatou que desde 2023 identificou descontos indevidos em seu benefício, mas só agora conseguiu solicitar formalmente o reembolso. "É um dinheiro que faz falta e diminuiu o meu orçamento", desabafou.
Lucinéia Siqueira, também aposentada, identificou um débito de R$ 87 em janeiro e conseguiu barrar novos descontos após registrar reclamação. Agora, espera a devolução dos valores e acredita que o reembolso será feito. "Se a gente perder a fé, o que a gente faz? Mas eu tenho esperança", afirmou.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que não realiza contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem para tratar sobre descontos. Os beneficiários devem evitar clicar em links suspeitos e não fornecer dados pessoais. O único meio de notificação é o aplicativo Meu INSS.
Para mais informações, os cidadãos podem acessar o site oficial do INSS ou ligar para a central 135.
Fonte: Agência Brasil
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário