Candidatos têm até o fim do dia para contestar notas da prova discursiva
Candidatos têm até o fim do dia para contestar notas da prova discursiva
Os candidatos que discordam das notas provisórias da prova discursiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições Estrangeiras (Revalida) têm até hoje (15) para entrar com recurso. O procedimento deve ser feito exclusivamente no Sistema Revalida, e solicitações fora do prazo ou por outros meios não serão aceitas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Revalida avalia médicos formados no exterior que desejam atuar no Brasil, garantindo a qualidade do atendimento médico no país. Na edição de 2025, a primeira etapa do exame ocorreu em 23 de março, reunindo 93,63% dos 17.778 inscritos.
Regras para recursos
Os recursos devem focar exclusivamente nas pontuações atribuídas aos quesitos avaliados, com base no padrão de resposta definitivo. Qualquer identificação do participante nos textos submetidos resultará na reprovação automática do pedido.
As justificativas para deferimento ou indeferimento dos recursos serão analisadas e detalhadas pela banca corretora. O resultado final da primeira etapa será divulgado em 3 de junho, na Página do Participante, acessível pelo portal Gov.br.
Sobre o Revalida
Desde 2011, o Revalida é aplicado pelo Inep, enquanto a revalidação dos diplomas é realizada por universidades públicas que aderem ao programa. O exame possui duas etapas eliminatórias: uma teórica (prova escrita) e outra prática (habilidades clínicas).
As provas avaliam competências nas cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. Apenas os aprovados na etapa teórica podem avançar para a prova prática.
O Revalida busca assegurar que os médicos estrangeiros ou formados no exterior possuam os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão no Brasil. Fonte: Agência Brasil
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário