Lei e decreto valorizam a história e as tradições religiosas e culturais da cidade
Lei e decreto valorizam a história e as tradições religiosas e culturais da cidade
A Prefeitura de Corumbá sancionou, em 20 de junho, a Lei nº 2.986/2025, que oficializa os feriados municipais e reafirma o compromisso com as tradições históricas, culturais e religiosas do município. Aprovada pela Câmara de Vereadores e assinada pelo prefeito Dr. Gabriel, a legislação consolida as datas que integram a identidade do povo corumbaense.
Os feriados municipais estabelecidos pela nova lei são:
2 de fevereiro: Dia de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá;
Sexta-feira da Paixão: Paixão de Cristo;
Corpus Christi;
13 de junho: Retomada de Corumbá, comemorando o feito heroico de Antônio Maria Coelho em 1867;
24 de junho: Dia de São João;
21 de setembro: Fundação de Corumbá.
Embora essas datas sejam reconhecidas como feriados no âmbito municipal, a lei permite que empresas privadas possam funcionar normalmente, desde que respeitem acordos trabalhistas previamente estabelecidos.
Celebração de São João e ponto facultativo
Com a proximidade do Arraial do Banho de São João, declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Prefeitura também anunciou o ponto facultativo no dia 23 de junho, véspera do Dia de São João.
O Decreto nº 3.453/2025 determina que o ponto facultativo será aplicado às repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta. Entretanto, serviços essenciais como pronto atendimento médico, socorro emergencial e abrigos continuarão em funcionamento, garantindo assistência à população.
A medida busca valorizar uma das mais significativas celebrações culturais da cidade. \Garantir o ponto facultativo não é apenas uma decisão administrativa, mas uma forma de fortalecer a conexão da população com suas raízes e preservar as tradições que compõem a rica identidade cultural de Corumbá\, destacou um representante da gestão municipal.
A força da tradição
O Arraial do Banho de São João atrai moradores e visitantes, sendo um marco cultural e turístico para Corumbá. A gestão reforça o convite para que a população participe e celebre o evento, contribuindo para a valorização e perpetuação do patrimônio cultural da cidade.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário