Rede municipal de Corumbá inicia segundo semestre com ações para fortalecer ensino e valorizar servidores
Rede municipal de Corumbá inicia segundo semestre com ações para fortalecer ensino e valorizar servidores
A Rede Municipal de Ensino de Corumbá inicia o segundo semestre letivo nesta segunda-feira, 4 de agosto, com uma programação voltada à valorização dos profissionais da educação e ao fortalecimento das práticas pedagógicas e administrativas. O retorno marca também o início da entrega dos kits escolares a todos os estudantes da rede, além da intensificação da preparação para a avaliação nacional do SAEB, prevista para outubro.
As unidades localizadas em áreas ribeirinhas, vinculadas ao programa Escolas das Águas, seguem calendário diferenciado e retomam as atividades no dia 11 de agosto. É o caso da EMREI Polo Paraguai Mirim, Polo São Lourenço, Extensão Santa Mônica, Polo Porto Esperança, Polo Sebastião Rolon - Extensão Fazenda Lourdes, Extensão Nazaré e Polo Santa Aurélia.
Um dos destaques deste semestre é a entrega oficial dos kits escolares. Mais de 16 mil conjuntos de materiais serão distribuídos aos alunos da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Os kits incluem itens como cadernos personalizados, lápis, lápis de cor, canetinhas, régua, borracha e outros materiais adequados à faixa etária e ao nível de ensino dos estudantes.
Na sexta-feira, 1º de agosto, antes da retomada das aulas, todos os profissionais da educação participaram da Jornada Formativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Anfiteatro Salomão Baruki. O evento contou com a palestra “Decifra-me ou devoro-te: o desafio da leitura em todas as áreas do conhecimento”, ministrada pelo professor Robson Lima, especialista em linguagem e letramento, com atuação nacional como consultor educacional. A atividade teve apoio do Instituto Acaia Pantanal.
Além dos docentes, também passaram por formação os servidores administrativos, como secretários escolares, técnicos de educação infantil, merendeiras, agentes de limpeza, equipe de transporte escolar, entre outros. A iniciativa busca alinhar os processos de trabalho, reforçar as orientações sobre alimentação, transporte e organização documental, e garantir o bom funcionamento das escolas.
Outro ponto prioritário para o semestre será a intensificação do programa Educa Reme, voltado à preparação dos alunos do 5º e 9º anos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que ocorrerá entre 20 e 31 de outubro. A prova avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Desde o início do ano, os estudantes vêm sendo preparados com simulados, atividades orientadas e ações que envolvem também as famílias, com foco no acolhimento e no bom desempenho durante a avaliação. As ações são conduzidas pela equipe do Núcleo de Avaliação da Semed, com apoio de coordenadores e professores.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário