Nova Gestão faz um balanço da Administração Municipal de Ladário em coletiva para imprensa
Nova Gestão faz um balanço da Administração Municipal de Ladário em coletiva para imprensa
Na manhã dessa sexta-feira, 10 de janeiro, o Prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh, juntamente com seu secretariado, recebeu na sede da Prefeitura Municipal todos os meios de comunicação locais para uma coletiva de imprensa sobre o rombo deixado pela gestão anterior e os novos desafios que atual Administração Municipal tem pela frente. Balanço Geral No balanço geral realizado até o momento, foram apuradas cerca de 36 milhões em dívidas deixadas pela gestão anterior.
"Nesses primeiros dias estamos tentando caminhar apresentando a verdade; mostrando os números e os fatos", comentou o Chefe do Executivo Municipal, Munir Ramunieh.
E prosseguiu: "desse valor, 10 milhões são de conta de água com a SANESUL; 600 mil de processos internos autorizados por antigos gestores que vamos levantar um por um; e a maior parte do restante do valor é referente às obras e fornecedores que estão sem receber e precisam ser pagos". "Além disso, as folhas de pagamento da Educação, que foi paga com atraso, e de parte da Saúde, que será paga também com atraso, se devem à falhas da antiga gestão.
São muitos erros, desde os mais básicos, até aqueles mais graves, que demanda maior poder decisório", complementou o Prefeito de Ladário. Política Públicas e Sociais Sobre as políticas sociais do município, o Prefeito Munir afirmou: "temos projetos com vistas a aproveitar as demandas e programas desenvolvidos pelas pastas da Assistência Social, com idosos, crianças e adolescentes, no CRAS, da Educação e do Esporte, para tirarmos principalmente nossos jovens das ruas e focarmos sua energia em atividades esportivas e culturais.
Outra coisa: vamos fazer uma gestão popular: mensalmente estaremos nos bairros da cidade em contato com as pessoas para receber suas demandas e apresentar soluções". Cultura e Carnaval 2025 Em relação a Fundação Municipal de Cultura, o gestor da pasta, Francisco Siqueira explicou: "estamos fazendo um levantamento interno e não encontramos um cadastro dos artistas locais.
O interessante é que os músicos, os artistas plásticos, e artistas de rua de Ladário têm nos procurado e dessa conversa tem surgido muitas ideias para revitalização da cultura ladarense". Apesar dos problemas que encontrados o carnaval vai acontecer e em data diferente da festa em Corumbá: "não é o Prefeito, e sim a população que quer o Carnaval porque isso fomenta a cultura e a economia locais.
Nossa equipe está em atividade para realizarmos o Carnaval 2025 de Ladário 1 semana antes da festa na cidade vizinha.
Isso só será possível com os recursos obtidos por nossos parceiros como o Governador Riedel, o Deputado Federal Beto Pereira, a Senadora Soraya Thronicke, especificamente para esta finalidade", ressaltou o Prefeito Munir. Limpeza da Cidade e Cadastro Imobiliário A atual Administração pretende limpar toda a cidade imediatamente.
"Temos gente nas ruas realizando a limpeza nos quatro canto da cidade. O lixo vai desde colchão e mato, até geladeira e carcaça de carros que apodrecem no tempo.
Tem morador que disse que a sujeira na porta de sua casa estava lá há 7 anos, e nossa gestão limpou em 7 dias.
Queremos entregar Ladário limpo e livre de entulho em 30 dias", pontuou Munir Ramunieh. "Temos motoniveladoras, maquinário nosso, passando por muitas vias da cidade.
A intenção é limpar o grosso desde já, efetuando a retirada de pedras e rochas maiores e nivelando aquelas vias que não possuem asfalto.
Dessa forma, fica mais fácil e leve o trabalho realizado posteriormente", explicou o Prefeito. "Quanto ao cadastro imobiliário do município, já em um primeiro levantamento, percebemos que existe muitos imóveis, terrenos e casas, com registro irregular ou sem registro junto à Prefeitura.
Nossa ideia é organizar a casa e regular esses imóveis e, em paralelo, manter a cidade limpa e um ambiente de qualidade aos munícipes que pagam seu IPTU e tem direito a um serviço de qualidade", completou o Chefe do Executivo. Animais soltos pelas vias públicas O Prefeito Munir falou sobre animais no perímetro urbano: "Ultimamente temos visto muitos animais como cavalos e bois pelas ruas de Ladário.
Em conversa com os servidores do Núcleo de Controle Zoonoses Municipal - NCZ - e verificou que muitos animais que eram capturados nas vias, não permaneciam no local por muito tempo por falta de estrutura (instalações precárias e falta de ração)". E prosseguiu: "Estamos arrumando as estruturas físicas e materiais do NCZ para receber esses animais de forma adequada, e vamos inicialmente conversar e orientar seus donos para que cuidem deles e os mantenham fora das ruas.
Vamos orientar a primeira vez, a segunda vez vamos notificar e na terceira vamos destinar esses animais àquele que tenha condição de cuidá-lo de maneira correta e, além disso, vamos cobrar de seus respectivos donos as despesas com o cuidado que o município teve com os mesmos". Kit Escolar "Em relação ao kit escolar desse ano, com uniforme e outros materiais utilizados pelos alunos, vamos aderir a uma ata de preço de registro de preço, e a entrega dos kits vai atrasar um pouco.
Isso porque, mais uma vez, para entrega dos mesmos junto com o início do ano letivo, a Prefeitura deveria ter iniciado o processo de compra por volta do mês de novembro/2024.
Como isso não foi feito, vamos ter um atraso esse ano, mas para o próximo vamos realizar o processo no prazo correto, e não teremos atrasos", esclareceu o Prefeito Munir. "Dessa forma, eu sei que não é fácil, mas pedimos um pouco de paciência a todos para que possamos arrumar a casa e organizar a Administração Pública Municipal.
Nesse passo, queremos saber o que foi levado daqui e quem levou, para que sejam apuradas as devidas responsabilidades.
Daqui para frente a gestão será administrada com responsabilidade e transparência, perante as autoridades competentes e principalmente a população.
Nos foi dada uma missão e vamos cumprir; vamos tirar Ladário do buraco", conclui o Prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário