Especialistas avaliam estabilidade da encosta para garantir segurança e valor histórico
Especialistas avaliam estabilidade da encosta para garantir segurança e valor histórico
Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação do Patrimônio Histórico de Corumbá (Fuphan), da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e da Defesa Civil se reuniram nesta quarta-feira (21) com o geólogo Paulo César Boggiani, professor da Universidade de São Paulo (USP), para avaliar a estabilidade da encosta da Escadinha da XV, um dos marcos históricos mais importantes da cidade.
O encontro teve como objetivo analisar tecnicamente a condição da encosta e definir diretrizes para intervenções que garantam sua integridade estrutural, preservando ao mesmo tempo seu valor histórico e cultural.
Tombada como patrimônio histórico, a Escadinha da XV é um dos bens mais simbólicos de Corumbá, exigindo cuidados especiais por sua importância arquitetônica e cultural. Durante a vistoria, o professor Boggiani avaliou as características geológicas da área, apontando aspectos essenciais para a elaboração de um plano de ação focado na mitigação de riscos e conservação do local.
Segundo os participantes, o estudo técnico será a base para decisões futuras sobre intervenções, garantindo a segurança da encosta sem comprometer seu patrimônio.
A vistoria foi considerada um passo fundamental para a preservação da Escadinha da XV, construída em 1923. Com seus 126 degraus, a escadaria liga a parte alta da cidade ao Porto Geral, no cruzamento da avenida General Rondon com a rua XV de Novembro, e oferece uma vista privilegiada do rio Paraguai e do Pantanal.
Além de seu valor histórico e cultural, o local é reconhecido pelo Iphan pela exposição das formações geológicas dos calcretes da Formação Xaraiés, reforçando sua importância como patrimônio natural e arquitetônico.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário