Pantanal da Nhecolândia chega a 2,6°C; alerta para riscos à população e animais
Pantanal da Nhecolândia chega a 2,6°C; alerta para riscos à população e animais
A estação meteorológica instalada recentemente na Fazenda Campo Zélia, no Pantanal da Nhecolândia, Corumbá, registrou a temperatura mais baixa de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (29). A mínima chegou a 2,6°C, reflexo da frente fria que encobre boa parte do continente.
Frio em todo o Estado
De acordo com o Cemtec/MS, outras regiões também enfrentaram temperaturas muito baixas:
Iguatemi: 3,7°C
Aral Moreira: 4°C
Amambai: 4,1°C
Ponta Porã e Itaporã: 4,3°C
Dourados e Maracaju: 4,7°C
Já as temperaturas mais elevadas foram registradas nas regiões Leste e Norte, como em Três Lagoas (10,1°C) e Sonora (11,2°C).
A previsão indica que o frio continuará nos próximos dias, com possibilidade de geada em algumas localidades. Na sexta-feira (30), são esperadas mínimas de 4°C em Ponta Porã, Dourados e Iguatemi, mas o final de semana deve trazer leve elevação, ainda sem romper os 10°C na região Sul.
Riscos à saúde e impactos na agropecuária
Além dos transtornos urbanos, o frio intenso ameaça populações em situação de vulnerabilidade e animais. Em 2023, a hipotermia causou a morte de 2.725 bovinos em Mato Grosso do Sul. A Iagro alerta os produtores sobre cuidados essenciais, como suplementação alimentar, abrigos para os rebanhos e acompanhamento veterinário.
Produtores devem notificar a Iagro em casos de mortalidade anormal, seguindo orientações da Nota Técnica do órgão.
O frio extremo reforça a necessidade de ações preventivas tanto para proteger vidas humanas quanto para garantir a segurança sanitária e econômica do Estado.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário