Prefeitura antecipa repasse e permite planejamento dos blocos para o carnaval de Corumbá
Prefeitura antecipa repasse e permite planejamento dos blocos para o carnaval de Corumbá
A Prefeitura de Corumbá realizou na tarde de sexta-feira, 14 de novembro, o pagamento da primeira parcela do repasse destinado à Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc).
Do total previsto de R$ 320 mil, foram liberados 160 mil reais. A segunda parte tem previsão de transferência para janeiro de 2026.
O recurso será aplicado na preparação dos desfiles e nas ações de bastidores das agremiações que compõem a Liga. Segundo a administração, a liberação antecipada busca dar previsibilidade às entidades e permitir o planejamento dos desfiles e das atividades internas dos blocos.
O carnaval de Corumbá é o mais tradicional de Mato Grosso do Sul e movimenta setores como turismo, comércio e serviços. Durante o anúncio, o prefeito Dr.
Gabriel Alves de Oliveira afirmou que a gestão organizou o calendário de repasses com planejamento, mesmo diante do cenário de restrições orçamentárias. “O carnaval é importantíssimo para a cidade”, disse.
Ele reforçou que o carnaval de Corumbá é fruto do trabalho das agremiações e afirmou que a verba antecipada estimula a economia local.
“Esse recurso vai mobilizar e movimentar a economia, começando a gerar trabalho já nos ensaios e na preparação”, disse. O prefeito destacou também o impacto cultural e econômico da festa ao afirmar que “o carnaval é uma das maiores expressões da nossa cultura” e que gera oportunidades de renda para centenas de famílias.
Disse ainda que é uma tradição centenária da cidade, que preserva a identidade local. De acordo com ele, investir no carnaval significa investir na história e na economia do município. A diretora presidente da Fundação da Cultura de Corumbá, Wanessa Rodrigues, afirmou que a antecipação tem o objetivo de dar tranquilidade às entidades.
Ela afirmou que é direito das agremiações receber o recurso e destacou que os blocos exercem papel central na cadeia econômica gerada pela festa.
Segundo ela, “vocês são importantes para o carnaval e para a nossa cultura, e o que vocês fazem vai além do entretenimento”. “Todo mundo aqui caminha lado a lado”, disse o presidente da Liblocc, Rashid Arruda Ahmad, ao agradecer o empenho da Prefeitura para garantir o carnaval dos blocos oficiais.
“Esses cinquenta por cento do recurso vão ser muito importantes”, afirmou ao definir o repasse como “uma vitória para a Avenida, uma vitória para a cidade”. Participaram da reunião representantes dos blocos filiados à Liblocc e a secretária adjunta de Governo e Gestão Estratégica, Josiléia Rigo Marques.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário