Peça “Desacelere” abre campanha de trânsito seguro
Peça “Desacelere” abre campanha de trânsito seguro
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), lançou oficialmente a campanha Maio Amarelo na tarde desta quarta-feira, 7 de maio, com a apresentação da peça teatral “Desacelere – Uma lição para o trânsito e para a vida”.
Encenada pelos servidores da própria agência, Marcelo Rey e Waldinei Seizer, a peça emocionou e fez refletir sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e valorizar a vida. O lançamento aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Dr. Gabriel e da vice-prefeita Bia Cavassa.
Segundo a diretora-presidente da Agetrat, Mariana Ricco Arguello Ortiz, o objetivo principal da campanha é conscientizar a população sobre a necessidade de desacelerar e agir com responsabilidade. Ela reforçou que o tema deste ano, “Desacelere, seu maior bem é a vida”, é um chamado direto à reflexão e à mudança de comportamento no trânsito.
A dramatização será levada também às crianças, com um formato adaptado. Mariana explicou que há um repertório específico para o público infantil, com figurinos e cenários pensados para atrair a atenção das crianças de forma lúdica e educativa.
O Maio Amarelo é um movimento internacional que chama a atenção para o alto número de mortes e feridos no trânsito. Em Corumbá, os dados reforçam a importância da campanha. Até o dia 7 de maio de 2025, foram registrados 290 acidentes de trânsito. Em 2024, o total foi de 1.762 ocorrências.
Entre os veículos mais envolvidos nos acidentes do ano passado estão as motos, com 1.152 registros, seguidas pelas bicicletas, com 398, e automóveis, com 129. Em 2025, esses números já caíram significativamente: foram 205 acidentes com motos, 58 com bicicletas e apenas 15 com carros. O número de vítimas fatais também reduziu drasticamente, de sete em 2024 para uma em 2025.
A maioria dos acidentes é causada por falhas humanas. O uso do celular ao volante, a combinação de álcool e direção, o avanço do sinal vermelho, o desrespeito à sinalização e o excesso de velocidade estão entre os principais fatores de risco.
As vias com mais registros de acidentes incluem a rua Porto Carreiro com Major Gama, a avenida Rio Branco, a rua Colombo com Firmo de Matos, a rua Paraná com Antônio João e a rua Duque de Caxias com Firmo de Matos.
Entre as principais orientações para evitar acidentes estão respeitar os limites de velocidade e a sinalização, nunca dirigir após consumir bebida alcoólica, evitar o uso do celular ao volante, manter distância segura dos demais veículos e redobrar a atenção em cruzamentos e faixas de pedestre.
A campanha segue durante todo o mês de maio com atividades educativas e intervenções nas escolas e nas ruas.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário