Dois eventos de frio intenso estão previstos para o estado, com temperaturas abaixo da média
Dois eventos de frio intenso estão previstos para o estado, com temperaturas abaixo da média
O mês de junho é conhecido como um dos mais frios do ano no Centro-Sul do Brasil, e, em 2025, Mato Grosso do Sul deve enfrentar condições ainda mais rigorosas. De acordo com a Climatempo, o estado terá temperaturas abaixo da média histórica, especialmente na primeira e na última semanas do mês, quando estão previstos dois eventos de frio intenso.
Além do frio, as geadas serão mais frequentes em relação ao mesmo período do ano passado. Essas ocorrências são típicas nesta época, com as madrugadas ficando ainda mais geladas devido à diminuição das horas de sol e à chegada de massas de ar polar. Municípios localizados no sul e sudoeste do estado, como Ponta Porã e Dourados, estão entre os mais propensos a registrar geadas.
O fenômeno da grande amplitude térmica também será marcante em Mato Grosso do Sul, com manhãs e noites geladas contrastando com tardes amenas ou levemente quentes. Essa diferença de temperatura ocorre devido à baixa nebulosidade, que intensifica o resfriamento noturno e a elevação térmica durante o dia.
Apesar das frentes frias esperadas, a chuva seguirá dentro da normalidade para o mês, o que significa baixos volumes acumulados. As precipitações que ocorrerem estarão concentradas na passagem dessas frentes, especialmente em áreas próximas ao sul do estado.
A Climatempo alerta ainda que a umidade do ar será um fator importante a ser monitorado, especialmente no interior do estado, onde os índices podem atingir níveis críticos, variando entre 20% e 30% em alguns dias. Essa condição é comum no período seco de junho, quando as chuvas praticamente cessam em boa parte do Brasil central.
A combinação de frio, geadas e ar seco exige atenção redobrada da população. Cuidados com a saúde, como a hidratação constante e proteção contra o frio, são essenciais. Além disso, motoristas devem estar atentos à formação de nevoeiros matinais, que podem dificultar a visibilidade nas estradas.
Junho de 2025 promete ser um mês de extremos em Mato Grosso do Sul, com as condições climáticas reforçando a importância de estar preparado para enfrentar as adversidades da estação.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário