Evento integra a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio e terá debates, palestras e visitas guiadas
Evento integra a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio e terá debates, palestras e visitas guiadas
Nos dias 28 e 29 de agosto, Corumbá será palco do Seminário de Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, promovido pela Câmara Temática de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MS (CAU/MS), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico do município.
A iniciativa faz parte da 1ª Jornada Estadual do Patrimônio, organizada pela Fundação de Cultura de MS, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MS) e pelo CAU/MS. O objetivo é reunir especialistas, gestores e comunidade para ampliar a reflexão sobre preservação, memória e valorização dos bens culturais do estado.
O encontro abordará temas como ocupação urbana, patrimônio histórico frente às mudanças climáticas, patrimônio como oferta turística e patrimônio imaterial. Para a coordenadora da Câmara e diretora-presidente da Fundação de Patrimônio de Corumbá, Lauzie Xavier, a participação da população é fundamental:
“A aproximação com a comunidade local é a chave para garantirmos a preservação do patrimônio histórico e cultural. É o que mantém viva a identidade e a memória coletiva da população”.
Já o superintendente do IPHAN/MS, João Henrique Santos, destacou que o seminário é uma oportunidade de discutir desde a preservação de prédios históricos até a transmissão de tradições imateriais:
“Temos que valorizar tanto o patrimônio edificado quanto as festividades religiosas, como o Banho de São João, e manifestações como a capoeira e o choro”.
Além de palestras e mesas de debates, o seminário inclui visitas guiadas a espaços históricos e culturais de Corumbá, como o Casario do Porto, Museu de História do Pantanal, Museu do Homem Pantaneiro, Casa Portuguesa e Igreja Matriz.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: forms.gle/s9sLJGCL2hMkqg2c9.
Com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”, a Jornada busca ampliar o olhar sobre o patrimônio sul-mato-grossense, valorizando não apenas construções históricas, mas também saberes, festas, modos de vida e línguas.
A diretora de Memória e Patrimônio da Fundação de Cultura de MS, Melly Sena, explica que a adesão de municípios e instituições demonstra um movimento crescente pela preservação:
“Nosso objetivo é fortalecer políticas públicas que promovam a memória local e assegurem a valorização do nosso patrimônio”.
A programação coincide com o Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense (17 de agosto) e o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador do SPHAN (atual IPHAN).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
28/08/2025 (quinta-feira)
08h30 - Cerimônia de abertura / apresentação cultural
9h - \Patrimônio Cultural do Mato Grosso do Sul em perspectiva\ - João Henrique dos Santos / IPHAN-MS
9h30 - \O contexto histórico e geográfico que define ocupação urbana no Estado de Mato Grosso do Sul\ - Maria Margareth Escobar Ribas Lima / UFMS
10h10 - \O diálogo entre arquitetura bioclimática e patrimônio histórico: uma resposta às mudanças climáticas\ - Camila Amaro de Souza / UFMS
10h40 - \A Interdisciplinariedade do Patrimônio imaterial\ - Wanessa Pereira Rodrigues - Fund. Cultura de Corumbá
11h10 - Mesa de debate
14h - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Casa Portuguesa
14h30 – Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Igreja Matriz e Praça República
15h - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá - Casario do Porto
15h30 – Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá – Museu de História do Pantanal (MUHPAN)
16h - Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá – Memorial Homem Pantaneiro (IHP)
29/08/2025 (sexta-feira)
08h30 – “Patrimônio Arquitetônico de Corumbá-Arquitetura Moderna e Memória” - João Bosco Urt Delvízio / UFMS
09h – “Passeio na Avenida: do Significado ao Patrimônio na Afonso Pena, em Campo Grande/MS” - Victoria Mauricio Delvizio / UFMS
10h – “Patrimônio Cultural como oportunidade de diversificação da oferta turística no Pantanal” - Luiz Ricardo Julião Rocha / Fund. Turismo de Corumbá
10h30 – “Turismo e Patrimônio: abordagens interdisciplinares e campo de ação coletiva” - Thiago Allis / EACH-USP
11h - Mesa de debate
15h- Visita guiada - Casa de Memória Dr. Gabi
15h30 - Visita guiada - Casa Izulina Xavier
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário