Fenômeno atinge diferentes regiões de MS, com risco de granizo, ventos fortes e declínio de até 5°C
Fenômeno atinge diferentes regiões de MS, com risco de granizo, ventos fortes e declínio de até 5°C
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas que atingem Corumbá, Ladário e dezenas de outros municípios de Mato Grosso do Sul. A partir das 10h desta quinta-feira (4), até às 10h de sexta-feira (5), 50 cidades estão sob risco de tempestades, com previsão de chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de granizo. Já o segundo aviso aponta declínio de temperatura em 63 municípios, entre eles Campo Grande, com queda prevista entre 3°C e 5°C entre a madrugada de sexta-feira (5) e o domingo (7).
Em Corumbá e Ladário, a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento que podem variar de 40 a 60 km/h. Segundo o Inmet, as tempestades podem provocar cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e prejuízos em plantações. A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as rajadas de vento.
O alerta de tempestade também abrange municípios como Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Ponta Porã e Dourados, reforçando os riscos especialmente nas regiões sul, pantaneira e sudoeste do Estado.
Já o aviso de declínio de temperatura atinge 63 cidades, incluindo Campo Grande, Coxim, Naviraí, Maracaju e Três Lagoas. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que uma frente fria associada a uma área de baixa pressão atmosférica avança sobre Mato Grosso do Sul, aumentando a nebulosidade e provocando chuvas que variam de fracas a moderadas em diferentes regiões.
Embora a queda de temperatura prevista seja moderada, entre 3°C e 5°C, o Inmet destaca que o fenômeno representa leve risco à saúde, sobretudo para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário