Evento reúne lideranças e público diversificado em celebração à história e à arte
Evento reúne lideranças e público diversificado em celebração à história e à arte
Com a presença de figuras históricas como os ex-governadores José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT) e Reinaldo Azambuja, a 18ª edição do Festival América do Sul foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (15), em Corumbá. O evento, promovido pelo Governo do Estado, trouxe uma programação diversificada e espera atrair mais de 80 mil pessoas até domingo.
A cerimônia de abertura ocorreu no palco montado na área da Ferradura, em frente ao Casario do Porto, um patrimônio histórico de Corumbá. Com o tema de integração cultural, o festival valoriza a orla portuária, o Rio Paraguai e as riquezas naturais do Pantanal.
O ex-governador Zeca do PT, idealizador do festival em 2004, foi homenageado por lideranças locais. O deputado Paulo Duarte destacou o caráter permanente do evento: “O festival hoje está em sua 18ª edição porque os governadores que o sucederam o mantiveram como projeto de Estado e não de governo.”
Reinaldo Azambuja reforçou o papel do festival como um elo entre os povos latinos e destacou a estrutura montada no Porto Geral: “Esse festival aproxima culturas e promove o potencial da cidade com grandeza.”
Para o prefeito Gabriel de Oliveira, o festival é uma “virada de chave” no projeto de revitalização da orla portuária, que busca transformá-la em um espaço dedicado ao lazer, turismo e cultura.
A cerimônia também premiou estudantes da rede pública vencedores do Concurso \Soy Loco Por Ti América\, que este ano teve como tema o Forte Coimbra. O festival segue até domingo com uma programação que inclui música, arte e gastronomia, promovendo a integração cultural e a valorização do Pantanal.
Fonte e foto: Silvio de Andrade, Campo Grande News
Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário