As ações cobrem desde intervenções na rede de saúde até obras de infraestrutura urbana, saneamento e programas de proteção social.
As ações cobrem desde intervenções na rede de saúde até obras de infraestrutura urbana, saneamento e programas de proteção social.
Uma série de ordens de serviço e autorizações assinadas nesta terça-feira, 23 de junho, garantiu investimentos superiores a R$ 175 milhões destinados a Corumbá, fruto de recursos federais, estaduais e municipais. As ações cobrem desde intervenções na rede de saúde até obras de infraestrutura urbana, saneamento e programas de proteção social.
Durante agenda conjunta no município, o governador Eduardo Riedel e o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira vistoriaram a Santa Casa, acompanharam obras em andamento e participaram de cerimônias de lançamento e entrega de obras. A comitiva também esteve no Hospital da Cassems e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira.
Entre os investimentos anunciados estão R$ 74,96 milhões para a construção de uma nova maternidade no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, prevista como unidade regional; R$ 8,39 milhões para a construção da Casa da Mulher Brasileira; e mais de R$ 63,8 milhões em projetos de ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água, somando R$ 26,48 milhões para proteção da captação superficial, R$ 22,35 milhões para modernização da rede de distribuição e R$ 15 milhões para implantação de sistema de tratamento na Estação de Tratamento de Água.
O pacote incluiu ainda obras de pavimentação asfáltica, drenagem e restauração funcional em bairros como Nova Corumbá e Guató s, com investimentos que ultrapassam R$ 27 milhões pelo programa MS Ativo Municipalismo, a adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul com aproximadamente R$ 916 mil, além da reforma de sete salas do Hemosul na Santa Casa com cerca de R$ 390 mil.
O governador tratou da proposta para que a nova maternidade de Corumbá atue com caráter regional e da interlocução com o Ministério da Saúde e a prefeitura.
“Eu vinha tratando isso com o prefeito Gabriel e com o Ministério da Saúde. O grande desafio é fazer com que esse equipamento vá além de uma maternidade e se torne o nosso hospital regional. A gente precisa, nessa estrutura de saúde aqui de Corumbá, de um regional de Mato Grosso do Sul à disposição da população”
Antes das autorizações maiores, foi entregue a reforma e adequação de salas do Hemosul na Santa Casa, destinadas a ampliar serviços de hemoterapia, e o prefeito e governador vistoriaram as instalações da maternidade da instituição.
O prefeito ressaltou o significado social das obras em curso e a meta de melhorar infraestrutura e reduzir problemas como alagamentos.
“A obra por si só não é apenas o concreto que está subindo, mas a sensibilidade que existe por trás dela. As obras que estão sendo feitas em Corumbá são para diminuir os alagamentos, ampliar a habitação, melhorar a infraestrutura e garantir mais dignidade para a população”
Em relação às estruturas que visam proteção social e atendimento neonatal, o prefeito destacou a transformação dos anúncios em serviços concretos.
“Hoje, estamos vendo essas estruturas saindo do papel e se transformando em serviços que vão salvar vidas e acolher as pessoas que mais precisam”
O governador também destacou a importância da cooperação entre Estado e municípios para sustentar políticas públicas e manutenção de equipamentos de saúde visitados durante a agenda.
“Essa parceria do Estado com os municípios em todas as áreas é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas. É o que estamos vendo hoje aqui na Santa Casa. Vamos continuar parceiros, ajudando a equipar, a custear e a manter essa estrutura para atender bem a população”
Ao detalhar as ações na área de saneamento, Riedel relacionou os projetos anunciados com ganhos para a saúde pública e qualidade de vida da população.
“Saneamento tem tudo a ver com saúde. Estamos vendo resultados concretos em vários municípios do Estado. Quando falamos de saneamento, estamos falando de cidadania, dignidade e qualidade de vida para as pessoas”
Sobre a Casa da Mulher Brasileira, que reunirá serviços de acolhimento e proteção integrada, o governador realçou a amplitude da rede de atendimento que atuará no local.
“Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento. Ali estarão presentes a Polícia Civil, a Defensoria, o Ministério Público e profissionais preparados para acolher as mulheres. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher”
O superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul comentou os recursos federais destinados às ações no município, vinculando os investimentos à melhoria do acesso a água de qualidade e serviços de saúde para a região do Pantanal.
“O investimento federal assinado aqui é para trazer qualidade de vida, água de qualidade e saúde para toda a população da região do Pantanal. Estamos reafirmando o compromisso do governo federal com Corumbá e com o Pantanal”
No encerramento da programação, em cerimônia realizada na rua Delfino Scaffa, no bairro Guatós, o governador avaliou o conjunto de ações como fator de transformação urbana e melhoria da vida dos moradores.
“São muitas ações que estão ajudando Corumbá a se transformar em uma cidade melhor, oferecendo ao cidadão mais qualidade de vida. Estamos olhando para as cidades, para as pessoas e fazendo aquilo que elas mais precisam em cada município”
Os projetos previstos serão executados por diferentes frentes, incluindo a Sanesul em parceria com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, além de recursos estaduais e federais, e seguem agora para etapas de contratação e implantação conforme cronogramas a serem divulgados pelas respectivas secretarias e órgãos responsáveis.
Polícia Científica de MS orienta idosos a reconhecer golpes digitais no Junho Prata
25/06/2026Após série de roubos, moradores de Ladário criam rede de segurança comunitária
29/05/2025
Nenhum Comentário